Ortodontia

A correção da má-oclusão por meio do alinhamento dental traz mais do que apenas benefícios estéticos. Quando não ocorre o correto encaixe entre as arcadas dentárias, os músculos e forças mastigatórias entram em desequilíbrio, podendo causar desconforto na articulação temporomandibular, dores de cabeça, desgastes excessivos dos dentes. Assim, o tratamento ortodôntico busca o equilíbrio facial e está indicado tanto para adultos como para crianças e adolescentes.
Os adultos em especial podem se beneficiar do tratamento ortodôntico antes de uma reabilitação com implantes e próteses, uma vez que as perdas dentais acabam promovendo a movimentação dos dentes vizinhos, trazendo desequilíbrios oclusais. Assim, a ortodontia adequa a posição dos dentes remanescentes para receber as próteses ou implantes, tornado os resultados muito mais satisfatórios.
Já nas crianças, idade em que o tratamento é mais indicado pela facilidade de movimentação dos dentes, a ortodontia e ortopedia permite corrigir as bases ósseas e o posicionamento dental enquanto ocorre o crescimento ósseo, adequando os espaços para receber os dentes permanentes.